ASSEMA EM AÇÃO 2017

Audiência com secretário Nelson Martins

Aconteceu na última terça-feira, dia 9, no gabinete do secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, uma audiência com representantes do Mova-se, Assema e outras entidades sindicais. Na ocasião, foram tratados entre outros assuntos os de interesse dos trabalhadores da Ematerce. Reposição salarial dos servidores foi o tema que tomou conta dos debates entre os sindicalistas e Nelson Martins.

Referido encontro foi solicitado pela diretoria do Mova-se há alguns meses e somente agora foi possível. A reposição salarial de 2016 foi discutida. O presidente da Assema Sabino Bizarria citou os casos do reajuste geral concedido pelo governo para todos os servidores, em especial o reajuste de 10,67% para os trabalhadores das empresas Ceasa, Ceará Portos e Cagece ficando de fora dessa reposição apenas a Ematerce, que nada recebeu. Sabino lembrou a necessidade de os trabalhadores da Ematerce serem também contemplados com o mesmo índice, reafirmando que o governo não manteve a isonomia no tratamento da questão e que os ematercianos estão surpresos com o descaso do governador que tem vínculo direto com a extensão rural e que havia prometido tratamento mais digno para os extensionistas.
Em 2016, todos os servidores da Ceará Portos obtiveram 10,67%, da Ceasa 10,2% e os demais zero por cento. Inclusive Ematerce. Para 2017 todos os servidores obtiveram 2% (dois por cento), sendo que a Ceasa obteve 10% e a Ceará Portos 6.29%. E novamente, a Ematerce permanece com reposição de zero por cento.
Após ouvir as reivindicações de Sabino e dos demais sindicalistas, Nelson Martins afirmou que vê com bons olhos os justos pleitos dos trabalhadores e prometeu que os apresentará ao governador.

Ao final da audiência, ficou firmada a promessa de Nelson Martins de que tentará sensibilizar Camilo Santana sobre as demandas apresentadas pelas lideranças sindicais.